Pular para o conteúdo principal

Pescado da Bahia está liberado para consumo


Nesta segunda-feira (11/11) o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou por nota oficial que o pescado do litoral atingido pelo vazamento do óleo está liberado para o consumo.


         Amostras coletadas nos estados da Bahia, do Ceará, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte, nos dias 29 e 30 de outubro, foram analisadas pelo Laboratório de Estudos Marinhos e Ambientais da PUC/RJ que mediu os níveis de Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPA) - indicadores para contaminação por derivados de petróleo.

         Os resultados indicaram baixos níveis de HPAs em peixes e lagostas o que não representa risco para o consumo humano.

         Canavieiras ainda terá mais uma avaliação do seu pescado. Na última semana o assessor técnico da Bahia Pesca, Roberto Pantaleão, e sua equipe estiveram no município coletando amostras de peixes e crustáceos para realizar testes de contaminação. Os resultados devem sair em breve.
               
Veja nota oficial:
Em atenção à contaminação das praias do litoral nordestino por manchas de óleo, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informa que recebeu, neste sábado (9), os 12 primeiros resultados das amostras coletadas para avaliação dos níveis de Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPA) - indicadores para, entre outros, contaminação por derivados de petróleo. Os resultados revelam níveis baixos dos HPAs detectados em peixes e lagostas, não representando riscos para o consumo humano.

As amostras foram coletadas em estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção Federal (SIF), na costa das áreas afetadas, nos dias 29 e 30 de outubro, e enviadas para análises no Laboratório de Estudos Marinhos e Ambientais da PUC/RJ. Ao todo, 37 compostos de HPAs foram avaliados.

As amostras para monitoramento da situação de segurança do consumo de pescado continuam sendo colhidas e, conforme a liberação dos resultados das análises, serão divulgados pelo Mapa, com atualizações das recomendações.

Foto: Embrapa Pesca e Aquicultura


Comentários

Postagens mais visitadas

Sede da Guarda Municipal de Canavieiras em fase de conclusão

As secretarias de Administração e Obras estão concluindo uma grande reforma desde a estrutura até as redes elétricas e hidráulicas na base da Guarda Civil Municipal. A nova instalação da GCM contará com área de uso coletivo, alojamentos masculinos e femininos com banheiros, cozinha, área de convivência com tv, recepção e banheiro social, o que permitirá melhores condições de trabalho e mais privacidade para os mesmos. A Guarda Municipal de Canavieiras conta hoje com 32 funcio nários que trabalham sob o comando do Chefe Thales Pedreira. O gestor municipal, Dr. Almeida parabenizou e agradeceu aos homens e mulheres que integram a Guarda Municipal pelo empenho e disse que a reforma é um ato de reconhecimento e de confiança no trabalho desenvolvido pela equipe. Fotos: Vanderson Plínio

II Canta Noécia

Foi realizado nesta quinta-feira (06/12) na Escola Municipal Professora Noécia Vidal Cavalcante o II Canta Noécia, evento organizado pelo professor e músico Tiago Souza com a participação dos alunos dando um show na competição musical. A abertura contou com a participação dos músicos Leandro e Bredon Chachá com voz e violão, em seguida o maestre Eris Nunes fez uma apresentação musical com sax. O prefeito Roberto Almeida compareceu ao evento acompanhado da secretária de educaç ão, Nadja Nara e do professor e vereador, Vitor Fábio que foi um dos colaboradores para que o evento fosse realizado. A mesa de jurado teve a participação da diretora do CMOB, Liana Carvalho, do coordenador do Paulo Freire, Leandro Santana, do músico e compositor, Leo Muniz e do maestro Eris Nunes. O ganhador do II Canta Noécia foi o Aluno do 3º ano matutino, Wilian, em 2º lugar a aluna Clarise também do 3º ano matutino e o 3º lugar ficou com a aluna do 5 ano matutino, Laisla.

Secretaria Municipal de Assistência Social promove confraternização

A Prefeitura Municipal de Canavieiras, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveram no dia  20/11 uma festa de confraternização para crianças, adolescentes e idosos assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O ato foi uma forma de agradecer todo o apoio e o companheirismo ao longo do ano de 2019. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a porta de entrada da Assistência Social, é um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social no município, que tem à frente o Secretário de Assistência Social, Abel Lisboa e  coordenado por Ana Crisley. A festa de encerramento foi realizada na sede do Cras e contou com todos os usuários do projetos que ali são oferecidos. A equipe preparou um dia repleto de brincadeiras diversas e brindes, apresentação de ballet, capoeira, troca de faixa de judô, coral, apresentação musical